Disciplina, moralidade e legalidade nortearam os trabalhos da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, envolvendo a conduta da vereadora Lindocléia dos Santos Camargo — Cléo Camargo (PP), de Araputanga (a 345 km de Cuiabá).
Presidida pelo vereador Antônio Carlos Pereira da Cruz — Toninho Cabeleireiro (Republicanos), sendo o relator Sebastião Barbosa de Melo — Tião Barbosa (PSB) e o membro Gilmar de Souza Silva — Gilmar do Tota (PP), a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar concluiu que a vereadora praticou conduta inadequada.
Conforme o relatório final, o Processo Administrativo n.º 01/2023 teve início em outubro de 2023, após a vereadora Cléo Camargo ser representada por propagar informações falsas em redes sociais, caracterizando fake news, o que prejudica a credibilidade e integridade do Poder Legislativo.
A Comissão de Ética afirma ainda que há prova da conduta inadequada da vereadora e, através de relatório assinado pelo relator Tião Barbosa, recomendou que Cléo Camargo adote uma postura mais cautelosa em suas manifestações públicas.
O relator também observou que a Câmara Municipal possui Procuradoria Jurídica disponível para auxiliar os vereadores, visando à correta aplicação das normas internas e para o exercício de suas funções de forma ética e transparente.
A recomendação da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar foi aprovada por 4 votos favoráveis, 1 contrário e 1 abstenção, sendo a favor os vereadores Toninho Cabeleireiro, Tião Barbosa, Gilmar do Tota e Sandra Lopes — Sandra das Botas (PRTB). O vereador Ronaldo de Jesus Santos — Ronaldo das Botas (Republicanos), votou contra e o vereador Valdemir Correia de Melo — Correia (UB), absteve-se de votar.
FALE COM O POPULAR ONLINE
Para falar com a redação do Popular Online, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.
A estimativa foi divulgada nesta quinta-feira (28) pelo IBGE.
Saiba como acessar o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e as aposentadorias especiais garantidas por lei
Cinco pessoas de Mato Grosso foram alvos da megaoperação nacional que mira um esquema bilionário no setor de combustíveis comandado por integrantes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), nesta quinta-feira (28). Entre os alvos estão: duas pessoas de Rondonópolis, uma de Primavera do Leste, uma de Feliz Natal e uma em Diamantino. A operação cumpre mandados de busca, apreensão...
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.